A testosterona é um hormônio associado à masculinidade, ganho de massa muscular e desempenho sexual, principalmente porque predomina nos homens, embora as mulheres também tenham em uma quantidade menor. É um esteróide natural, um hormônio androgênico e é produzido nos testículos e ovários.
Após os 30 anos, a produção de testosterona começa seu declínio e a partir dos 70 anos tem uma cessação definitiva. No entanto, existem pessoas que, mesmo depois de 60 anos, não têm a diminuição da testosterona.
A baixa produção de testosterona está associada à perda de libido, disfunção erétil, baixo humor e problemas de concentração e memória. Para melhorar o desempenho sexual, algumas pessoas recorrem a opções como o gel macho macho, mas para esse objetivo e usufruir de outros benefícios que o hormônio proporciona, basta melhorar os hábitos alimentares e praticar atividades físicas.
Saiba neste artigo quais alimentos podem ser incluídos em uma dieta para aumento do hormônio testosterona.
Alimentos para aumentar a testosterona
Alguns alimentos que se incluídos na dieta, ajudam a aumentar a produção de testosterona. Além disso, consumidos juntamente com um estilo de vida saudável, pode melhorar nosso bem-estar geral.
- mel
O mel é um alimento delicioso que tem muitas propriedades saudáveis. Uma de suas principais características é que contém boro, um mineral que está ligado a altos níveis de testosterona e óxido nítrico.
Este último componente é um neurotransmissor que tem função vasodilatadora, permitindo uma melhor fluidez nos vasos sanguíneos, relaxando-os e permitindo uma maior entrada de oxigênio e sangue, o que permite melhorar a força da ereção.
- Romã
Esta fruta tem sido usada há séculos por seus benefícios para a saúde, porque tem uma grande quantidade de antioxidantes, vitaminas e minerais.
Segundo uma pesquisa recente, um copo de suco de romã por dia pode aumentar os níveis de testosterona entre 16 e 30%. Isso tem consequências tanto no nível de energia quanto no humor positivo e no aumento da libido. Agora, por causa de suas propriedades, é sempre melhor comer a fruta inteira do que fazer um suco.
- Repolho
O repolho é um vegetal muito popular e tem várias propriedades saudáveis. Estudos mostram que o repolho ajuda a prevenir o câncer e contém indol-3-carbinol, que reduz os níveis do hormônio feminino estrogênio, tornando a testosterona mais eficaz.
- Aspargos
Os aspargos são alimentos muito nutritivos e saudáveis, além de serem considerados um alimento afrodisíaco. Contribuem para a produção correta de testosterona graças ao ácido fólico, vitamina E e potássio. Além disso, favorecem a liberação de histamina, que participa da capacidade de atingir o orgasmo tanto em homens quanto em mulheres.
- Alho
O alho age como um viagra natural, a combinação de alho e vitamina C triplica os níveis de NO. Além disso, o alho contém alicina, um composto que reduz os níveis do hormônio do estresse cortisol e melhora a disponibilidade de testosterona no organismo.
- Nozes
As nozes têm uma reputação de engordar, porque são alimentos altamente calóricos e com alto teor de gordura. No entanto, elas são muito saudáveis e ricas em gorduras boas. As nozes, da mesma forma, são ricas em vitamina E, o que favorece o aumento da testosterona.
A noz contém os aminoácidos L-arginina e L-citrulina que aumentam os níveis de óxido nítrico e, portanto, regulam a pressão arterial. Mais uma vez, um alimento chave para melhorar o desempenho sexual.