Assim que compra um carro, o motorista já deve ir atrás de algum tipo de proteção veicular que o deixe mais tranquilo tanto para circular por aí quanto para estacionar pela cidade. Hoje em dia fala-se bastante sobre os rastreadores, mas nem sempre eles são indicados para garantir a segurança do condutor.
O rastreador é um aparelho que é instalado no veículo e funciona por GPS, fornecendo a localização precisa do carro. Algumas empresas estão oferecendo este tipo de serviço com um extra que permite ao motorista definir uma área limite a ser percorrida, assim como acompanhar o histórico das rotas e velocidade.
Apesar de proporcionar uma proteção automotiva a mais para quem dirige, o rastreador é útil apenas para saber onde o veículo está, caso ele seja roubado. Dessa forma, a empresa que presta o rastreio não está autorizada pelo SUSEP a ressarcir o valor do carro furtado.
Assim como o rastreador, o alarme é outra opção preventiva que o motorista pode aderir para ficar mais seguro. Se houver alguma tentativa de roubo, rapidamente o alarme é acionado e seu barulho irá afastar o assaltante.
Já o seguro ou a proteção veicular é o serviço mais garantido para o condutor que quer se manter protegido contra furtos, roubos e acidentes. Oferecido por uma seguradora, o seguro é bastante útil em caso de colisão e os imprevistos mencionados acima. O motorista que optar por ele paga uma mensalidade mais o total da franquia quando precisar acioná-lo. A seguradora fará todo o trâmite de conserto ou busca do carro em nome do cliente.
Como funciona a proteção veicular
Os serviços prestados pela proteção automotiva são os mesmos de um seguro. No entanto, o contrato funciona por um sistema de associação, no qual, em caso de acidente, os associados rateiam o valor dos danos.
A proteção veicular é normalmente a escolha mais em conta, já que os associados pagam apenas uma taxa administrativa e o sinistro, quando houver. Agora que você já sabe a diferença entre a proteção automotiva, o rastreador e o alarme, veja qual se encaixa em suas necessidades. Mas, procure sempre manter você e seu veículo seguros! Até o próximo post.