Dentre as diversas modalidades de empréstimos e concessões de crédito disponíveis, o empréstimo pessoal é uma alternativa para quem necessita obter crédito com menos burocracia. Entenda nesse artigo o que é e como obter um empréstimo pessoal.
Opções de empréstimo disponíveis
Há diversas opções para obtenção de crédito, alguma destas opções como o empréstimo consignado o pagamento é vinculado ao salário ou benefício de INSS do cliente. Outras modalidades solicitam a utilização de bens, como imóveis ou veículos como garantia do pagamento do empréstimo.
Existe também empréstimo específico para microempresários, que deve ser utilizado como investimento em seu empreendimento. Porém muitas vezes o cliente não se enquadra nos critérios destas modalidades ou não consegue todos os comprovantes. Neste caso, uma opção é o empréstimo pessoal, nessa modalidade não é necessário nenhuma garantia de pagamento ou comprovação da finalidade do crédito.
Como obter um empréstimo pessoal
O empréstimo pessoal é concedido por instituições financeiras, bancos, cooperativas, entre outras. As taxas de juros dessa modalidade costumam ser mais elevadas devido a menor burocracia para sua obtenção. Essa modalidade está disponível para autônomos, aposentados, pensionistas e até mesmo negativados.
A instituição financeira irá realizar uma análise dos seus dados pessoais, comprovação de renda, hábitos de consumo, dívidas, e outras informações. Caso o crédito seja aprovado, o mesmo pode ser liberado no mesmo dia e enviado para a conta do cliente através de um cheque nominal a ele. Alguns bancos já possuem esse crédito pré-aprovado para ser disponibilizado aos clientes.
Custos do empréstimo pessoal
Os juros podem variar de 1 a 15 % ao mês e está sujeita a cobrança de IOF, para comparar as condições e o custo total do empréstimo, é indicado utilizar o CET (Custo Efetivo Total) que inclui todos os custos da transação.