ERP: Entenda o que é e os diferentes tipos

Enterprise Resource Planning, ou simplesmente ERP. Você já ouviu falar? No português, podemos compreender como Planejamento dos Recursos da Empresa.

Você já deve ter notado o quanto o mercado está mais competitivo, e os trabalhadores cada vez acumulam mais tarefas e funções. No passado, todas as atividades, projetos e fluxo de caixa de uma empresa era feito manualmente.

Hoje, graças aos avanços tecnológicos, existem diversos tipos de programas e softwares que nos auxiliam na gestão, organização e demais processos internos.

No setor de obras, o uso de um sistema para construção civil virou regra. Ele auxilia na criação de projetos, planejamento e toda a gestão da obra.

Entenda a seguir o que é ERP e seus diferentes tipos.

O que é um ERP? 

O ERP é um tipo de software que tem como objetivo auxiliar uma empresa a organizar e gerir seus processos internos. Pode ser melhor compreendido como uma espécie de banco de dados, capaz de armazenar informações, criar gráficos, gerar resultados, organizar planilhas, controlar estoque, entre muitas outras tarefas.

Desta forma, a empresa consegue realizar uma gestão mais assertiva, além de poder contar com a facilidade de acessar os dados de qualquer lugar, usando para isso um smartphone ou tablet.

Diferenças entre ERP 

Teoricamente, existem dois tipos de Enterprise Resource Planning. Um tipo de programa geral que pode ser utilizado por empresas de diversos segmentos, como lojas virtuais, academias, comércios, entre outros.

Os sistemas generalistas ofereçam as principais funções necessárias para que um negócio possa funcionar normalmente e de forma organizada.

O outro tipo de ERP são os segmentados, criados exclusivamente para atender uma empresa especializada, como por exemplo, o sistema para construtoras, que são desenvolvidos para auxiliar em obras.

Um sistema para construção civil costuma integrar diversos processos, como elaboração de planilhas orçamentárias, controle de material, mão de obra, entre outros.

Cada empresa deve decidir qual tipo de ERP cumpre melhor com suas necessidades. Mas, sem dúvida quando se trata de uma construtora, um sistema para construção civil será sempre a melhor opção para gestão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *