Se montar time de futebol já não é tarefa fácil, imagina precisar de uma substituição nos 45 do segundo tempo? Seja no futebol de várzea ou profissional, as lesões são um verdadeiro pesadelo e podem complicar a situação de qualquer time!
Lesões no futebol são comuns e todo jogador está sujeito a sofrê-las após uma ofensiva mais violenta ou empurrão seguido de queda que rendeu maiores consequências. Cabe ao time se preparar para lidar com o ocorrido caso seja preciso substituir o jogador no tempo de partida ou por semanas.
Tudo se resolve no futebol de várzea ou profissional, inclusive as lesões, porém existem casos mundialmente famosos dada a violência da lesão e suas consequências no desempenho e carreira do atleta. Relembre algumas delas:
-
Ronaldo Fenômeno
A carreira do Ronaldo Fenômeno é marcada por diversas vitórias, passagens por times brasileiros e internacionais e uma série de feitos que fizeram dele um craque sem igual, contudo, nem tudo foi maravilhoso nessa trajetória.
No ano de 2000, vestindo a camisa do clube Inter de Milão num jogo contra a Lazio, Ronaldo caiu no campo depois de um drible. O resultado foi uma lesão grave no joelho direito com rompimento total do tendão patelar.
Embora grave, a lesão não interrompeu a carreira de Ronaldo e o craque ainda voltou a vestir a camisa da seleção brasileira para conquistar o penta em 2002.
-
Petr Cech
Conhecido por usar um capacete especial em cada partida, o goleiro Petr Cech tem muita história para contar a respeito dessa marca registrada.
Enquanto defendia a camisa do Chelsea em 2006, Petr foi atingido na cabeça por uma joelhada do meio-campo irlandês Stephen Hunt aos 16 segundos da partida contra o Reading na Premier League.
Petr precisou ser atendido ainda em campo para depois ser transportado ao hospital, tendo sido submetido a uma cirurgia para resolver a fratura e o afundamento em uma parte do crânio. Desde então, o goleiro usa seu capacete especial para jogar com segurança e evitar novas pancadas na região do crânio.
-
David Busst
Pegando a máquina do tempo para voltar para 1996, é impossível falar do futebol mundial neste ano sem citar a grave lesão do zagueiro inglês David Busst.
Enquanto jogava contra o Manchester United defendendo o Coventry City, David Busst colidiu fortemente contra o zagueiro irlandês Denis Irwin e o atacante escocês Brian McClair. Sua perna direita quase se separou em duas, rendendo uma fratura entre o joelho e o tornozelo.
David precisou ser socorrido na hora e passou por 26 cirurgias para voltar a andar. Entretanto, os médicos declararam que seria impossível para o zagueiro retornar aos campos profissionais e o jogador precisou se aposentar precocemente.