Você pensa em contratar consórcio, mas não sabe bem como fazer certo e conseguir dinheiro para conquistar seu sonhado bem? Aqui, neste artigo, vamos tirar suas dúvidas sobre o serviço de consórcio.
Nem todo mundo tem dinheiro para pagar à vista um imóvel, carro ou terreno, ou não tem disciplina para guardar parte da renda e realizar seu sonho.
Por isso, contratar consórcio se torna uma boa alternativa de financiamento coletivo que dá direito a sorteios de Cartas de Crédito no valor do bem que você quer.
Entenda melhor como fazer um bom consórcio antes de contratar o seu. Acompanhe!
O que é consórcio?
Contratar consórcio é como fazer uma poupança, só que com outras pessoas envolvidas que têm o mesmo objetivo que você: comprar um imóvel, veículo ou terreno.
Trata-se, portanto, de um financiamento coletivo, onde as pessoas com o objetivo em comum pagam uma taxa mensal ao contratar consórcio junto a administradora. Os valores dessa taxa vão para o fundo comum, para serem usados como Cartas de Crédito pelos participantes, e assim, adquirirem seus bens.
A cada 30 dias é realizado o sorteio de Cartas de Crédito ou o participante pode retirar seu dinheiro através de lances.
Como contratar consórcio de forma certa?
Existem três regras básicas para contratar consórcio sem erros. São elas:
- Procure por uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central do Brasil;
- Escolha a empresa e o plano que deseja;
- Leia o contrato e verifique prazos e porcentagens em caso de desistência de sua parte.
Através do Banco Central do Brasil é possível fazer uma consulta pública para descobrir quais as empresas de consórcios estão autorizadas a praticar esse serviço.
Agora que você sabe como funciona e como contratar consórcio, é só seguir esses três passos mencionados neste artigo e começar a tornar seu sonho em realidade.