Falamos muito do processo de compras em uma empresa e de como ele pode influenciar os outros setores. Mas, afinal, o que é esse processo?
O que é o processo de compra?
O processo de compras em uma empresa passa por diversos fatores que levam do sistema de controle de estoque até a aquisição de novos produtos. Não é apenas uma questão de fechar contrato com fornecedores, mas toda a análise e pesquisa que leva até isso.
Esse processo pode começar ainda no estoque, com a análise de quais produtos faltam, quais estão em excesso e quais precisam ser comprados em maior quantidade. Ao mesmo tempo, é preciso fazer uma pesquisa de mercado para encontrar bons fornecedores e, então, solicitar cotações. Depois, começam as negociações para conseguir os melhores prazos e preços para a empresa.
Quem trabalha no setor de compras ainda precisa cumprir outras tarefas, como procurar maneiras de tornar esse processo mais sustentável, fazer registros de todos os fornecedores, escolher um bom software de gestão de compras, etc.
Como otimizar esse processo?
Algumas ações podem deixar o processo de compras de sua empresa mais eficiente e produtivo. Por exemplo:
Acompanhamentos constantes
Fazer diagnósticos de como está o processo de compras é uma ótima maneira de descobrir como ele pode ser melhorado. Inclua todos os membros da equipe nessa análise, e convide também quem cuida do sistema de controle de estoque, já que os dois setores andam juntos.
Gestão de fornecedores
Gerenciar os fornecedores da empresa significa sempre rever contratos e estar a par do que acontece no mercado para não perder boas oportunidades que possam surgir.
Investimento em tecnologia
Ter um bom software de gestão de compras agiliza o trabalho da equipe e aumenta a produtividade dos funcionários, além de armazenar todas as informações necessárias para o setor.
Otimizar o processo de compras deve ser uma tarefa diária, sempre em constante aperfeiçoamento.