Plano de saúde é um tipo de serviço promovido por uma empresa privada, que disponibiliza serviços médicos. Os planos possuem uma rede de médicos e hospitais e laboratórios parceiros.
Geralmente os planos de saúde contemplam consultas médicas, procedimentos ambulatoriais e laboratoriais. Alguns planos de saúde podem, no entanto, oferecer atendimentos odontológicos, consultas com psicólogos e fisioterapeutas.
Existem várias formas de aderir ao plano de saúde. Uma forma bastante comum é a empresarial, onde você acaba usufruindo do plano oferecido pela empresa. O plano de saúde individual por sua vez, é uma modalidade de contratação que contempla apenas uma pessoa.
Ou seja, nesse caso o titular é o único beneficiário do plano. Como essa modalidade de plano é direcionada a somente uma pessoa a contratação é feita sob medida para suas necessidades.
O plano individual acaba sendo uma opção para aquelas pessoas que não possuem dependentes. É interessante também para aquelas pessoas que precisam de um plano de saúde com serviços especial.
O que levar em conta na hora de contratar plano individual?
Como é contratado pensando em uma só pessoa, o plano de saúde individual costuma ser mais flexível que os demais. Então na hora de fechar negócio e contratar seu plano, é fundamental saber de todos os detalhes.
Como já mencionado, os planos de saúde oferecem desde consultas médicas a internação. No entanto cada um desses serviços pode ser incluido como adicional. Entenda suas necessidades.
Você possui diagnostico de alguma doença crônica, ou no caso das mulheres pretende engravidar? Em caso positivo, um plano que contemple internação é o mais indicado. Internação ambulatorial basta, ou você prefere apartamento privativo? Cada um desse aspectos podem ser incluídos no seu plano.
Ao contratar um plano de saúde individual, pesquise sobre as empresas que prestam esse serviço na sua região. E ao encontrar, no site da maioria delas é possível simular o plano antes de contratar!